Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Projeto obriga babás a apresentarem certidão criminal negativa para trabalhar

Publicado por Rayane Paris
há 9 anos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8035/14 que condiciona a contratação de profissionais para trabalhar com crianças, como babá e professor de creche, à apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais desses trabalhadores. O texto acrescenta a obrigação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

A proposta é uma das 11 apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que teve o relatório da deputada Liliam Sá (Pros-RJ) aprovado em junho. O colegiado também pediu o indiciamento de 37 pessoas, entre elas, políticos envolvidos em denúncias de violência sexual.

A comissão encontrou, de acordo com Liliam Sá, muitos casos de exploração sexual praticados por pessoas que trabalham no atendimento a crianças.

A deputada ressaltou que os pedófilos procuram sempre estar em locais frequentados por meninos e meninas. “Ele se sente seguro para praticar seus crimes, já que goza da confiança que a profissão lhe proporciona, não levantando suspeitas sobre seu caráter e sua conduta”, disse Liliam.

Com a medida, a relatora espera prevenir que pedófilos utilizem sua condição profissional para se aproximar de crianças com o objetivo de explorá-las sexualmente.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, vai para o Plenário.

http://www.sintese.com/

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-obriga-babas-a-apresentarem-certidao-criminal-negativa-para-trabalhar/159521001

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que esta lei seja comprida rigorosamente, e assim possa salva as nossas crianças desses abusos, parabéns. continuar lendo

A maior parte dos casos de abuso contra a criança ocorre dentro do núcleo familiar, pai ou mãe, comunidade local e vizinhos. Além disso, não será solicitado para outros segmentos em que também é notório o abuso contra crianças, como dentro de Igrejas. Por que apenas nas escolas? Padres e pastores também deveriam fazer parte desta lista de profissões sobre suspeita! continuar lendo

No mais das vezes o agressor não tem nenhum registro criminal.

Esses criminosos são extremamente cuidadosos, e não costumam deixar vestígios de seus atos hediondos, os órgãos nacionais e internacionais que investigam esses casos encontram enormes dificuldades para desbaratar esses crimes.

Acredito que a medida é muito boa e ajudará no combate a exploração sexual infantil, porém, o combate deve ser constante e novas medidas de proteção devem ser criadas. continuar lendo

Mas e dai se o pedófilo e pedófila entrar na justiça pedindo indenização por ferirem o principio da dignidade humana, não vão ganhar a causa? continuar lendo

Alegar a própria torpeza?

O interesse desses criminosos e ficarem ocultos para continuar a fazer vítimas. continuar lendo